Desde 2006 faço apropriações de imagens soltas na internet (através do espelho como ferramenta para a produção de imagem) para compor meu trabalho. A partir desta idéia, sempre gravava depoimentos e imagens em vídeo como forma de catalogação das minhas viagens, idas e vindas.
O projeto se iniciou em 2004 numa viagem à Nova York com Akiko Okamoto, japonesa estudante de arte em NY na época. Gravamos o primeiro vídeo na ocasião, que será parte fundamental do Projeto Tokyo-Show no futuro.
O projeto consiste num filme que não existe, ou melhor, o trailer de um filme que não existe. Todo o "enviroment" tem sido construído nesta captação de imagens e lugares por onde passo.
Em 2005 fiz minha primeira viagem ao Japão e pude identificar de perto uma forte influência americana no país onde quase dez mil palavras são originadas no inglês. Isso foi de encontro às apropriações de imagens feitas através do Google (como os primeiros desenhos de "O Espelho Mágico") de alguns personagens super-heróis americanos. Uma ironia e provocação inevitável, mesmo com um certo aspecto de celebração.
Nesta viagem fiz algumas entrevistas em Harajuku com os famosos jovens travestidos de mangá. Tokyo-Show começou ali, em meio a um turbilhão de informações estéticas beirando o bizarro.
Gustavo von Ha
sexta-feira, 3 de julho de 2009
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Inspired by Stuart Dogson Foster
Just finished "The Hunting of the Samurai" book. Very meaningful tale. Stuart Dogson Foster is amazing. Besides, I found this blog wormytv.blogspot.com and it is so interesting. It is funny how people think the same things in this "Web World".
My first "trailer" prototype was made in 2003 and now there are many people doing different trailers from real movies. That is so cool. Many Hollywood fans doing their own versions of the real trailers.
As I finish the video collection I have been doing on last 4 years I will start Tokyo-Show Project for real. Meanwhile I have to go deeper into questions concerning drawings, appropriations, mirrored objects... all these art statements.
My first "trailer" prototype was made in 2003 and now there are many people doing different trailers from real movies. That is so cool. Many Hollywood fans doing their own versions of the real trailers.
As I finish the video collection I have been doing on last 4 years I will start Tokyo-Show Project for real. Meanwhile I have to go deeper into questions concerning drawings, appropriations, mirrored objects... all these art statements.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
domingo, 26 de outubro de 2008
VOILÀ MON COEUR (ou ainda Do Rigor na Ciência)
Vale citar aqui um conto de Jorge Luis Borges para conceituar a idéia de um "Hoax".
"Naquele Império, a Arte da Cartografia logrou tal perfeição que o mapa de uma única Província ocupava toda uma Cidade, e o mapa do império, toda uma Província. Com o tempo, esses Mapas Desmedidos não satisfizeram e os Colégios de Cartógrafos levantaram um Mapa do Império, que tinha o tamanho do Império e coincidia pontualmente com ele.
Menos Adictas ao Estudo da Cartografia, as Gerações Seguintes entenderam que esse dilatado Mapa era Inútil e não sem Impiedade o entregaram às Inclemências do Sol e dos Invernos.
Nos desertos do Oeste perduram despedaçadas Ruínas do Mapa, habitadas por Animais e por Mendigos; em todo o País não há outra relíquia das Disciplinas Cartográficas".
Suárez Miranda: Viagens de Varões Prudentes, livro quarto, cap. XIV, Lérida, 1658. Fragmento selecionado por Jorge Luis Borges, "Do Rigor na Ciência", in "História Universal da Infâmia", tradução Flávio José Cardozo, Porto Alegre, Globo, 1978.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
I LOVE ILLUSION
Holografia feita do estúdio de Jason Sapan, que produziu parte das imagens para o filme "Vanilla Sky".
sábado, 28 de junho de 2008
The Road Not Taken
Two roads diverged in a yellow wood,
And sorry I could not travel both
And be one traveler, long I stood
And looked down one as far as I could
To where it bent in the undergrowth;
Then took the other, as just as fair,
And having perhaps the better claim,
Because it was grassy and wanted wear;
Though as for that the passing there
Had worn them really about the same,
And both that morning equally lay
In leaves no step had trodden black.
Oh, I kept the first for another day!
Yet knowing how way leads on to way,
I doubted if I should ever come back.
I shall be telling this with a sigh
Somewhere ages and ages hence:
Two roads diverged in a wood, and I-
I took the one less traveled by,
And that has made all the difference
Robert Frost
in Mountain Interval, 1920
And sorry I could not travel both
And be one traveler, long I stood
And looked down one as far as I could
To where it bent in the undergrowth;
Then took the other, as just as fair,
And having perhaps the better claim,
Because it was grassy and wanted wear;
Though as for that the passing there
Had worn them really about the same,
And both that morning equally lay
In leaves no step had trodden black.
Oh, I kept the first for another day!
Yet knowing how way leads on to way,
I doubted if I should ever come back.
I shall be telling this with a sigh
Somewhere ages and ages hence:
Two roads diverged in a wood, and I-
I took the one less traveled by,
And that has made all the difference
Robert Frost
in Mountain Interval, 1920
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Vanilla Sky Influence
Vanilla Sky, a film by Cameron Crowe, 2001
I was extremely influenced by this movie, specially this scene. So beautiful, so meaningful...
Assinar:
Postagens (Atom)